SEJAM BEM VINDOS!

Amigos convido vocês a ingressarem no mundo da informática na sala de aula. O desafio desta vez é a utilização dos softwares educacionais nas aulas de História. Quero com este blog criar um espaço de comunicação e orientação, no qual estarei disponibilizando tutoriais e outras informações para os alunos.
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WINDOWS MOVIE MAKER

OFICINA DE ANIMAÇÕES

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo, seja no trabalho, em casa, no lazer ou na escola.        Portanto pretende-se buscar uma visão de um futuro aonde a tecnologia alavanca o aprendizado e o pensamento crítico dos estudantes, dando-lhes meios de criar e interagir com o que aprendem.
A Proposta pedagógica da oficina de animações é a de que os alunos trabalhem no sentido da : elaboração, construção, edição e socialização de um vídeo(animações)  utilizando o software Windows Movie Maker, dentro da temática (alimentação saudável).

Esta oficina terá como ponto de partida a  produção de animações a partir de diversos recursos  disponíveis  (massinha, peças de lego, bonecos e outros materiais) para a elaboração, produção e apresentação de uma propaganda em vídeo do produto criado.  
Nosso objetivo é vivenciar e refletir a respeito do trabalho com diferentes habilidades e linguagens de modo ativo/participativo.
Ao dividir com o grupo a tarefa de produzir um vídeo, os participantes compartilharão responsabilidades diferenciadas, terão que lidar com desafios que envolvem a relação com o outro e sua diversidade e até mesmo a resolução de problemas próprios da tarefa.
O trabalho com múltiplas inteligências (GARDNER, 1995), é contemplado em diferentes momentos: para elaborar o roteiro é necessário inteligência lingüística, para se relacionar com o grupo durante todo o processo haverá envolvimento das inteligências intra e interpessoal, o trabalho de atuação no vídeo exigirá inteligência corporal, na criação do StoryBoard também deverá ser pensado nos sons que este vídeo terá e portanto a inteligência musical será fundamental, para pensar o cenário de produção é necessária a inteligência espacial. Ao trabalharem em grupos, os alunos aprenderão também uns com os outros, podendo partir das habilidades que já possuem e ao mesmo tempo despertarem o interesse por outras áreas.
Com certeza maiores aspectos de cada uma destas inteligências serão utilizados no processo e este deverá propiciar uma reflexão aos participantes sobre o próprio desenvolvimento e aprendizagem.
Outro fator importante é que em projetos como estes todos os alunos podem participar, independente de faixa etária, nível de conhecimento tecnológico ou até mesmo intelectual. É possível formar grupos contemplando a diversidade que há na escola e em nosso dia-dia, reunindo interesses e idéias divergentes.    Cada um pode contribuir, sentir-se importante e valorizado no projeto desenvolvido.
O diferencial é o quanto a proposta foge do que comumente é apresentado na escola, pois podem atuar como inventores, cineastas, produtores, roteiristas, atores, dentre outros. O fato de assumir um novo papel ou personagem também traz um certo encantamento que permite maior envolvimento na atividade.

Objetivos:
§  trazer possibilidades pedagógicas relacionadas a criação de vídeos  utilizando os recursos do Movie Maker.
·         Utilizar as principais ferramentas tecnológicas para o processo ensino-aprendizagem, simulando situações reais.
·         Envolver os alunos em um desafio que não é exclusivamente escolar, mas sim algo que eles vêem acontecer fora da escola.


RECURSOS NECESSÁRIOS:  Máquina digital, tripé para máquina digital, papel branco, placa de metal, brinquedos com ímã,  lego, notebook com softwares movie maker do windows, data show, cd com músicas diversas, cd virgem para armazenar fotos e vídeos criados, xerox, impressão, pesquisa na internet.      



ROTEIRO PARA A OFICINA DE ANIMAÇÕES

ETAPAS:
1-      Pesquisar sobre o tema das animações
2-      Elaborar uma história, montar o roteiro, as cenas, etc.
3-      Providenciar os objetos, o cenário, a máquina digital, o tripé, etc.
4-      Tirar as fotos e arquivá-las em uma pasta do seu computador.
5-      No computador, abrir o windows movie maker, no menu arquivo, clique em Novo Projeto;
6-      Importar as fotos armazenadas no computador;
7-      Seleciona as fotos;
8-      Transporta para a área de vídeo, na linha storyboard; 
9-      Importa o áudio;
10-  Seleciona e arrasta para área de áudio;
11-  Vá ao final da linha de áudio e se a música for maior, aparece um seta de duas pontas, arrasta, colocando a música terminando junto com as fotos;
12-  Colocar o tempo de transição das imagens;
13-  Seleciona a foto/ferramentas/opções  = coloca o tempo
14-  São uma média de 24 fotos por segundo de animação
15-  Após finalizar, revisar, se quiser pode colocar título no início, no final, créditos, etc., é necessário salvar arquivo de filme.
16-  E PRONTO.

Para criar um novo projeto  -  No menu Arquivo, clique em Novo Projeto.

Para iniciar um projeto e iniciar a criação de um filme, é necessário adicionar qualquer vídeo, áudio ou imagens capturados ou importados ao storyboard/linha do tempo. Os clipes no storyboard/linha do tempo se tornam o conteúdo de seu projeto e do futuro filme.
É possível usar o storyboard/linha do tempo para criar e editar projetos. O storyboard e a linha do tempo exibem seu trabalho em andamento, mas cada um fornece uma exibição diferente do trabalho.
  • O storyboard exibe a seqüência de clipes.
  • A linha do tempo exibe o tempo dos clipes.

Salvando e enviando filmes

O Assistente para Salvar Filme permite salvar rapidamente seu projeto como um filme final. O tempo de execução, layout e conteúdo do projeto são salvos como um filme completo. Você pode salvar e armazenar o filme em seu computador ou em um CD gravável, ou enviá-lo como anexo em um email ou para um provedor de hospedagem de vídeo na Web.